O que são Robôs de Trading?
Saiba Tudo Aqui!

O que é um robô de investimento ou robô trader?

Boa parte das ordens de compra e venda, ainda, são dadas manualmente. Porém, é possível automatizar esse processo através de robôs de investimento. São programas que, através da análise de bancos de dados e do comportamento histórico dos preços, são capazes de determinar a melhor hora de comprar ou vender um ativo em determinada tendência, diversas vezes, em frações de segundo, sem que o fator humano esteja envolvido. Isso tira, em muito, o conteúdo emocional do investimento, facilitando a adoção de estratégias.

Qualquer um pode usar um robô trader?

Na teoria qualquer investidor com investimentos a partir de R$ 1.000,00 pode ter acesso a um robô trader. Na prática é preciso ter alguns conhecimentos prévios para realizar a programação, já que como um robô, ele executa a programação que for definida, não atuando sozinho. Para se ter bons resultados com robôs traders é importante ter um razoável conhecimento de análise técnica ou tape Reading, além é claro, de estar familiarizado com as operações (tipos de ordens).

Robôs Traders só funcionam bem para day trade?

Naturalmente é possível usar um robô de investimento com qualquer tempo operacional, com qualquer estratégia ou com qualquer setup, mas uma das principais vantagens de uma ferramenta como essa é a velocidade da tomada de decisões e a velocidade da emissão e realização das ordens, tornando-a melhor para quem opera no day trade. Há a possibilidade de fazer centenas de trades em um minuto, coisa que, manualmente, seria impossível.

Que tipo de ordem posso configurar em um robô trader?

Um robô trader pode ser configurado para realizar qualquer tipo de ordem automaticamente, de compra ou venda, automatizando o posicionamento dos stops de realização de lucro e de stops de queda, bem como automatizar o momento certo de se posicionar comprado. Como a programação é feita com antecedência, as decisões e as ordens são dadas em frações de segundo. Por isso, a recomendação é que o investidor teste sua estratégia antes de colocar o robô operando no mercado real.

Há algum requisito técnico para que eu possa utilizar um robô trader em meu computador?

É necessário que o computador tenha uma configuração mínima, mas PCs de mesa e notebooks comuns e atualizados são capazes de rodar os robôs mais populares do mercado.

Para um investidor de Day Trade/ Swing Trade quais as vantagens de utilizar um robô?

As principais vantagens para os tempos operacionais mais curtos, como o Day Trade e o Swing Trade, é a velocidade das operações e automatização delas, o que então dispensa se acompanhar mais de um trade por vez. Como muitas oportunidades de compra e venda surgem em minutos, é virtualmente impossível para uma pessoa sozinha acompanhar a movimentação de tantos gráficos e preços ao mesmo tempo.

Para um investidor de médio e longo prazo quais as vantagens de utilizar um robô?

Mesmo para um investidor de médio e longo prazo, um robô trader pode ser de grande auxílio, visto que, desde que esteja usando uma estratégia bem regulada, detecta os melhores pontos de entrada e saída em uma posição sem a interferência emocional, aumentando as possibilidades de ganho e reduzindo os riscos.

Compre agora