
Trading de Pares de Moedas: Como e Quando Operar USD / JPY
Com alta liquidez e spreads baixos de compra e venda, o USD / JPY é um par de moedas popular para experientes traders e iniciantes. Desde a crise financeira de 2008, o iene do Japão tem se mostrado uma moeda de reserva confiável, tornando-se a terceira maior moeda porto-seguro do mundo nos últimos anos. O par USD / JPY também desempenha um papel importante na atividade de negociação nos mercados asiáticos, porque o JPY é frequentemente comprado ou vendido como um substituto para moedas mais imprevisíveis na região.
Como o JPY é a principal moeda de reserva nos mercados asiáticos, sua alta liquidez é um benefício para os traders que buscam capitalizar sobre o movimento do mercado em países cujas moedas seriam mais difíceis de negociar - especialmente em um grande volume. Mesmo que o par USD / JPY ofereça maior estabilidade e liquidez do que outros pares, os traders ainda devem estudar os fatores de mercado que podem afetar seus movimentos de preços.
Aqui estão algumas dicas sobre as considerações de tempo e outras influências do mercado a serem observadas ao negociar USD / JPY.
Vantagens e desvantagens de operar USD / JPY
Uma das maiores vantagens do USD / JPY é sua alta liquidez diária, o que cria volatilidade que gera oportunidades de negociação frequentes. Como o USD / JPY está fortemente correlacionado ao mercado de commodities japonês, as oscilações de preço criadas pela liquidez do par tornam esses movimentos de preço mais fáceis de prever do que os de outros pares de moedas.
USD / JPY também apresenta spreads bid-ask baixos, em comparação com outros pares de moedas proeminentes. Esses spreads baixos incentivam a negociação e aumentam seus lucros potenciais. Mas também existem desvantagens a serem consideradas ao fazer uma negociação, começando com a volatilidade desse par. Em comparação com outros pares de moedas importantes, a volatilidade do USD / JPY o impede de funcionar como um par de moedas portos-seguros. Embora oportunidades de lucro possam ser encontradas regularmente, essa volatilidade também pode levar a perdas rápidas e significativas se você não estiver prestando atenção ao ciclo de notícias.
O USD / JPY é fortemente influenciado pelos ciclos de notícias nos Estados Unidos e no Japão, então os traders que buscam este par precisarão ficar por dentro das notícias econômicas de ambos os países se quiserem aproveitar a volatilidade sem se tornarem vítimas. No gráfico abaixo, por exemplo, uma semana difícil de notícias econômicas nos Estados Unidos levou a uma queda acentuada de vários dias para o USD / JPY, que atingiu uma nova baixa em 18 de setembro:
Quando operar USD / JPY
Em geral, as operações de USD / JPY devem ser direcionadas durante os períodos de pico de atividade. Essas janelas de negociações ideais representam o melhor potencial para movimentos lucrativos de preços. Tenha em mente que, embora o trading de forex esteja disponível 24 horas por dia, os traders inteligentes são diligentes em cronometrar suas operações para atingir suas janelas de pico de trading.
Comecemos pelo princípio: há períodos de tempo durante o dia que você quase sempre deseja evitar. A menos que fatores incomuns de mercado demandem uma reação urgente do trader, é melhor evitar negociações entre 03h00 e 05h00 GMT, quando o mercado de Tóquio está se aproximando do fim do dia e os mercados de Londres e Nova York ainda não abriram.
Outro período de silêncio a ser evitado é das 21h às 24h GMT, quando o mercado de Nova York acaba de fechar, Londres está dormindo e o mercado de Tóquio ainda não abriu. Um mercado tranquilo raramente oferece boas perspectivas de negociação. Mesmo que você consiga ter lucro, a maior parte ou todos esses ganhos podem ser consumidos por comissões.
Melhor hora para operar USD / JPY
Dito isso, a janela ideal para negociações de USD / JPY é geralmente de 12h às 15h GMT, quando a atividade do mercado está em seu nível mais alto. Os mercados de Nova York e Londres se sobrepõem a esta lacuna, e a atividade de negociação tende a estar em um nível alto, embora o mercado de Tóquio não esteja aberto. O gráfico abaixo ilustra o dramático volume de negociações do USD / JPY entre a marca das 12:00 GMT e as 15:00 GMT, e às vezes até um pouco mais tarde:
A volatilidade nesta janela de negociação representa melhor potencial de lucro, enquanto os spreads permanecem apertados e a liquidez é alta.
Lembre-se de que, embora essa atividade comercial ocorra pouco antes da abertura do mercado japonês, a atividade comercial é impulsionada pelo mercado aberto dos EUA naquele momento. O mercado dos EUA, então, tende a ter uma influência maior no volume de negociação global para USD / JPY do que o mercado japonês, o que beneficia os traders que estão ativos durante o horário de funcionamento dos EUA.
Melhores indicadores para operação de USD / JPY
Como a volatilidade e o volume são fatores tão importantes para os traders em busca de oportunidades de negociação de USD / JPY, os indicadores de volume podem orientar suas decisões de negociação. É o mesmo para o índice de força relativa (RSI), que ajuda os traders a identificar as condições de sobrecompra (overbought) e sobrevenda (oversold) que podem sugerir a volatilidade do par.
O intervalo verdadeiro médio (ATR) também pode ser útil na avaliação de quantos pips o par USD / JPY está se movendo a qualquer momento. Com o ATR, você pode aproveitar a média móvel de 14 dias para obter um contexto maior ao avaliar os movimentos de preços atuais e a volatilidade. Da mesma forma, as bandas de Bollinger e os indicadores de momento podem ajudar os traders a entender se a volatilidade do par USD / JPY é significativa o suficiente para justificar a consideração do comércio.
Gatilhos de mercado que afetam USD / JPY
Embora o par USD / JPY tenda a ser estável, existem fatores de mercado que os traders devem monitorar ao considerar as negociações em potencial. Um desses fatores de mercado é o papel das taxas de juros japonesas. Tradicionalmente, as baixas taxas de juros mantidas pelo Banco do Japão aumentaram o interesse em JPY para realizar negociações. O Banco do Japão também é conhecido por manter um controle rígido sobre essas taxas de juros, mantendo os juros globais em JPY como moeda de reserva. Mas se as taxas de juros do país subirem de repente, isso quase certamente diminuirá a demanda por negociações de USD / JPY, limitando a liquidez deste par.
Outros fatores econômicos, como produto interno bruto, crescimento dos salários e índice de preços ao consumidor, também podem afetar a valorização do USD ou do JPY, afetando assim seu apelo como um emparelhamento. Tenha em mente também que, como o JPY está fortemente envolvido nas negociações de outros mercados asiáticos, eventos econômicos e políticos na China, Coreia do Sul e outros países asiáticos podem afetar a força do par USD / JPY.
Conclusão
USD / JPY é um par de alta liquidez que desempenha um papel importante nas negociações do mercado asiático. Quer você seja um iniciante ou um trader experiente, a chave para o sucesso com este emparelhamento consiste em escolher o momento certo para executar suas negociações e prestar atenção às taxas de juros e outros fatores de mercado que afetam o movimento do preço do emparelhamento.