Blog Oficial Jonathan Bispo

Blog >  Ferramentas Fibonacci: como aproveitar ao máximo

Ferramentas Fibonacci: como aproveitar ao máximo

“Fibonacci” atualmente é uma palavra bem conhecida. É o nome de um matemático italiano que viveu no século 13, e  ficou famoso por descobrir uma sequência de números (0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144 etc).

 

Todo número nessa sequência é soma dos dois precedentes. As proporções desses números misteriosamente correspondem à proporção das coisas no universo, de girassóis à galáxias.

Há muito tempo traders descobriram que números de Fibonacci e suas proporções podem ser usados na análise técnica, produzindo pontos de preço que servem referência e reduzem a subjetividade na análise se usados corretamente.

 

Hoje o MetaTrader, o cTrader e o Tradingview possuem nativamente um conjunto de ferramentas Fibonacci. Elas incluem retração, expansão, arcos, canais, ciclos e mais.

Ferramentas Fibonacci são usadas para dois propósitos principais:

  • Identificar níveis de suporte e resistência (Retração de Fibonacci)
  • Prever o potencial alcance de um movimento de preço (Expansão de Fibonacci)

Nesse artigo vamos focar principalmente nessas duas ferramentas mais importantes de Fibo, e explicar de forma mais prevê algumas outras.

 

 

 

Retração de Ferramentas Fibonacci

 

A primeira tarefa da Retração das Ferramentas Fibonacci é determinar o tamanho de uma potencial correção contra a tendência principal.

É muito importante usar essa ferramenta corretamente. Aqui estão as regras:

 

1.    Encontre máximas e mínimas que se destacam;

2.    Aplique a ferramenta de níveis de retração de Fibonacci da esquerda para a direita conectando esses dois pontos de preço. Para uma tendência de alta, você vai desenhar uma linha da mínima para a máxima (e vice-versa). Observe que não devem haver máximas mais altas ou mínimas mais baixas à direita dos valores que você escolher;

3.    Inclua “pavios”/”sombras” das velas;

 

Então linhas horizontais vão aparecer automaticamente intercedendo com a linha de tendência nos níveis 0%, 23.6%, 38.2%, 50%, 61.8%, 100%, 161.8%, 261.8%, and 423.6%. De onde vem esses níveis?

Se você dividir qualquer número consecutivo da sequência de Fibonacci, por exemplo 89 por 55, você vai chegar em 1,618 (a “proporção de ouro”). O nível 61,8% vem de 55/89 ser igual a 0,618, enquanto 32% é derivado de se pular um número da sequência na divisão, ex: 55/155 = 0,382. Os níveis 0%, 50% e 100% não são número de Fibo mas ainda assim representam importantes marcos no preço.

 

Se você usar o Fibonacci em uma tendência de alta, os níveis de Fibo vão fornecer “suporte” e apontar os limites esperados para uma correção baixista (bearish). Na foto do gráfico acima, a correção de baixa terminou no ponto C (38,2%). Se você utilizar a ferramenta numa tendência de baixa, os níveis de Fibo vão fornecer linhas de “resistência” e os limites esperados para a correção altista.

 

Quando o preço chega no primeiro nível de Fibo é esperado uma pausa. Se a pressão da contra-tendência é muito forte, ela rompe o nível e vai para o próximo. Níveis de retração de 38,2%, 50% e 61,8% são considerados os mais importantes. Se o preço “retraça” mais de 61,8% do movimento anterior (e fechá la), as chances são grandes de que ele retorne até o início da tendência (100%).

 

Existem 2 maneiras principais de operar usando a retratação das ferramentas Fibonacci:

 

  • Traders agressivos podem abrir posições em cada nível de Fibo. Se o preço rompe um nível, esse trader “mira” o próximo. Esse é um trading contra a tendência principal (apostando na retração);
  • Traders conservadores esperam que o preço “respeite” um nível de Fibo e vá na direção da tendência principal. Um sinal de confirmação no ponto C é necessário antes desse trader abrir uma posição.

 

Dicas Importantes:

 

1.    Olhe para área ao redor do nível de Fibonacci ao invés de olhar o nível exato. Não existe precisão de 1 pip no mercado;

2.    Preste atenção para as tendência de longo prazo. Níveis de Fibo traçados a partir dessas tendências e time-frames maiores possuem um maior peso;

3.    Use as Ferramentas Fibonacci em diversos tempos gráficos. Quando diferentes níveis de Fico convergem, eles se tornam mais significativos;

4.    Evite usar Fibos em time frames muito pequenos. A experiência mostra que funcionar melhor do H1 para cima, ainda que você possa sempre experimentar;

5.    Não conte apenas com o Fibonacci. Fibo não se trata de uma solução pronta para o trading, use outros fatores junto com a retração de Fibo para uma confirmação efetiva.

 

 

Quais podem ser outros fatores para usar em conjunto com os níveis? Linhas de tendência em conjunto com níveis de Fibo, por exemplo, costumam produzir boas entradas. Um média móvel de 200 períodos que esteja na mesma área que a retração de 50% será um obstáculo mais forte para o preço.

Você pode realizar lucros nessa área ou entrar na direção da tendência principal. Além disso, procure por velas de reversão perto dos níveis de retração.

 

Níveis de Fibonacci podem fornecer não apenas níveis até onde irão as correções como também alguns alvos. Se o preço vai até 100% da tendência anterior e rompe esse nível, você pode o 161,8% como meta.

 

 

Expansão das Ferramentas Fibonacci

 

As ferramentas fibonacci de expansão indica os níveis os quais uma tendência provavelmente vai alcançar após retornar seu curso inicial.

Se uma tendência contínua após uma correção até o ponto C e vai além do ponto B, você pode esperar que o mercado se mova até o ponto D. Esse é um local que pode ser encontrado se aplicando a ferramenta de expansão de Fibonacci ligando os pontos A, B e C. No exemplo acima o ponto D seria um bom lugar para uma ordem de take profit.

 

 

Arcos de Ferramentas Fibonacci

 

Primeiro de tudo, os arcos de ferramentas fibonacci são constituídos pelo desenho entre dois pontos extremos, até um pico. Na sequência, três arcos são desenhados, tendo seus centros no segundo ponto, para que possam cruzar a linha de tendência nos níveis de Fibonacci de 38,2%, 50% e 61,8%. Ou seja, os arcos servem como níveis de suporte e de resistência.

A tomada de decisão básica para essa técnica de arcos consiste no rompimento de um desses canais desenhados.

 

 

Canais de Ferramentas Fibonacci

 

Os canais de ferramentas fibonacci são construídos a partir de várias linhas de tendência paralelas. Eles também são chamados de canais de preços, e são baseados na técnica de projeto de canal padrão. As linhas são desenhadas conforme os coeficientes de Fibonacci (normalmente 61,8%, 100%, 161,8%, 261,8%).

Dessa forma, quando termina a quinta onda, pode ser esperada uma correção na direção oposta à tendência.

 

 

Ciclos de Ferramentas Fibonacci

 

Os ciclos de ferramenta fibonacci, também chamados de fusos horários, também têm a função de determinar pontos de inflexão. Mas nessa ferramenta, eles não são baseados em preço, e sim no tempo. 

É uma seqüência de linhas verticais com intervalos de Fibonacci de 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, etc. é uma seqüência de linhas verticais com intervalos de Fibonacci de 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, etc. O tempo de onda de tendência é medido para indicar o ponto final teórico da correção que o seguiu.

 

 

Conclusões

 

Ferramentas Fibonacci oferecem uma maneira que “quebrar” o price action matematicamente em setores ou áreas. É uma metodologia muito popular usada por milhares de participantes do mercado. Como resultado, se você opera se baseando nos níveis de Fibo é possível que muitos outros traders estão vendo e colocando ordens nos mesmos níveis que você.

O artigo mostrou como usar níveis de Fibonacci de forma eficiente no seu trading. No entanto, não caia no erro de idealizar essas ferramentas acreditando que são perfeitas ou superiores a qualquer outro método. Ainda assim, trata-se de uma excelente ferramenta para manter em sua caixa de ferramentas de análise técnica e pode ser usada efetivamente como outro método de confirmação.

Existem muitos indicadores técnicos que podem ser aplicados em conjunto com as ferramentas Fibonacci no Forex, incluindo volume, padrões de velas japonesas, médias móveis, linhas de tendência, e outros .

Seja você um seguidor de tendências, um trader de suportes e resistências, ou apenas alguém que busca ideias de como pode escolher níveis para realizar seus lucros (ordens de take profit), os níveis de Fibonacci são uma bela adição ao seu arsenal.





0 Comentários

Publicar um comentário

Comentário
Nome
Email