Blog Oficial Jonathan Bispo

Blog >  10 dicas infalíveis para se pensar como um trader profissional

10 dicas infalíveis para se pensar como um trader profissional

Essas dicas foram retiradas de um post de um trader profissional em uma rede social. Além de uma tradução livre realizada pela equipe do Forex Social, também fizemos alguns comentários sobre as dicas.

1 – Trading não é um esquema para ficar rico rapidamente

Operar é um investimento normal que te dá retorno sobre o capital investido.

Já ouviu falar de algum trader tendo 100% de retorno por mês de forma consistente? Se já, ele deu alguma prova?

Operar profissionalmente com uma gestão de riscos correta provavelmente lhe dará um retorno de alguns poucos porcentos por mês (3% a 5%). De acordo com minha experiência pessoal 3-5% de retorno por mês é um número bem realista.

Então, se você é o tipo de pessoa que quer fazer lucros exorbitantes com trading, por favor reconsidere suas expectativas.

2 – Você deve estar bem capitalizado

Contas pequenas podem ser prejudiciais. Esse ponto é ligado ao primeiro… Vamos explicar com um exemplo:

  • Suponha que você tem uma conta de USD$30.000, seguindo a regra de 3-5% de retorno por mês, isso lhe daria um retorno de USD$1.000-1.500 por mês, o que é relativamente um bom valor.
  • Agora vamos supor que você tem uma conta de U$5.000. De acordo com a regra de 3-5% de retorno por mês você teria um retorno de USD$150-250. Esse valor provavelmente não seria satisfatório para alguém que quer viver de trading. Seria para você? Você não quebraria suas regras gestão de capital e assumiria mais riscos para aumentar o retorno?

Você precisa de uma conta maior para viver de operar no mercado, mas, nada impede que você tenha uma conta menor para aprender.

3 – Análise Técnica não funciona sempre

As suposições que fazemos sempre possuem um percentual de falha.

O objetivo principal é manter seu risco limitado. Para obter lucro constante no longo prazo, seus ganhos [em suas operações com sucesso] devem ser maiores que seus prejuízos [nas trades que você perder].

4 – Trading não tem nada a ver com prever o mercado

Não tente ser esperto e sempre prever para onde o mercado vai. O que traders fazem é esperar que o mercado apresente certas condições que validem uma operação (trade setup).

Não opere sob as regras do mercado, mas sim sob as suas regras. Você as vezes se sente perdido e não sabe o que fazer? É provavelmente por causa disso, por não esperar que algumas condições se apresentem antes de entrar no mercado, e ficar “perseguindo” o preço todo o tempo.

Esperar o momento certo de abrir uma operação é muito importante e ajuda que você não “se perca” no processo.

5 – Uma única operação pode acabar com todos seus ganhos de um ano

Se você usou stop loss (parar por perdas) em suas trades nos últimos 12 meses, mas, deixou de usar e assumiu um risco excessivo em uma única operação, essa única operação pode levar embora tudo que você ganhou em um ano.

Quantas vezes você ignorou seu stop loss convencendo a si mesmo que você fecharia a trade em um preço melhor? Pode ter funcionado algumas vezes, mas, se o preço for contra você mais e mais? Você é forte mentalmente o suficiente para fechar a operação com uma grande perda? Nesse cenário é bem possível que você “quebre” a sua conta.

6 – Não analise em excesso

Analisar demais e complicar suas ferramentas vai gerar confusão e não necessariamente mais eficiência.

Não adianta utilizar dezenas de indicadores, linhas de tendência etc. Escolha algumas regras de entrada que funcionam para você e se atenha a elas.

7 – Ignore seu viés (bias)

Operações requerem evidências. Três, quatro ou cinco condições que ocorrem ao mesmo tempo.

8 – Sempre use uma abordagem de cima para baixo (top down)

Vá dos timeframes mais altos para os mais baixos. Quanto maior o timeframe, mais forte e invulnerável é uma tendência. Também mais invulneráveis são as linhas de suporte e resistência.

Ou seja: tente começar sua análise pelos gráficos semanais, depois diários e só então olhe gráficos menores que isso.

9 – Operações que ocorrem à favor da tendência usualmente são mais rentáveis que aquelas que vão contra a tendência

The trend is your friend

10 – Não desista se você tiver várias perdas em sequência

Sim, pode acontecer de você perder 10 trades em sequência… Não se pode desesperar nesses momentos. Isso pode acontecer quando se está operando. Por isso é importante manter um bom ratio de Recompensa/Risco e não arriscar demais em cada operação.





0 Comentários

Publicar um comentário

Comentário
Nome
Email